Ação da auxina e do brassinosteroide nos atributos físico-químicos e bioquímicos de maçãs ‘Galaxy’

Ramos, Ângela PrezaZanardi, Aquidauana MiquelotoAmarante, Cassandro Vidal Talamini doSteffens, Cristiano AndréPereira-Netto, Adaucto Bellarmino

O objetivo deste estudo foi avaliar a ação do ácido naftaleno acético (ANA) e do brassinosteroide (catasterona), aplicados a cada 15 (safra 2015/16) ou 21 (safra 2016/17) dias a partir dos 40 dias após a plena floração, nos atributos físico-químicos e bioquímicos de maçãs ‘Galaxy’. O estudo foi realizado em um pomar comercial de macieiras ‘Galaxy’ no município de Vacaria, RS. Os tratamentos avaliados foram: água (controle), ANA (0,1%), catasterona (10‒6 M) e ANA (0,1%) + catasterona (10‒6 M). As aplicações foram realizadas no pedúnculo dos frutos, utilizando 300 µL de solução por pedúnculo. Frutos tratados com ANA a cada 21 dias tiveram maior índice de iodo-amido e menores valores de sólidos solúveis (SS), acidez titulável e dos atributos de cor L e ângulo hue (h°) do que os frutos tratados com catasterona. Aplicações de ANA a cada 15 dias reduziu a força de ruptura da casca (FRC), atividade antioxidante (AAT) da casca, da polpa e conteúdo de peróxido de hidrogênio. Além disso, ANA aplicada a cada 15 ou 21 dias aumentaram o teor de antocianinas na casca. ANA + catasterona reduziu a atividade da enzima superóxido dismutase. Entretanto, aplicações de catasterona a cada 15 dias aumentou o teor de SS, atributos de cor (C e h°) na casca, atividade antioxidante da casca e da polpa, compostos fenólicos totais (CFT) e atividade da enzima peroxidase dos frutos de maçãs. Portanto, estudos adicionais devem ser realizados para confirmar a ação desses fitorreguladores na manutenção da qualidade e redução das perdas pós-colheitas de maçãs ‘Galaxy’.(AU)