VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Temperatura de secagem ao ar altera o teor de ácidos fenólicos e flavonóis em folhas de amoreira branca (Morus alba L. )

Przeor, MonikaFlaczyk, EwaBeszterda, MonikaSzymandera-Buszka, Krystyna EleonoraPiechocka, JustynaKmiecik, DominikSzczepaniak, OskarKobus-Cisowska, JoannaJarzbski, MaciejTylewicz, Urszula

As folhas da amoreira branca estão normalmente disponíveis no mercado em forma seca ou encapsulada. Assumiu-se no estudo que a secagem adequada das folhas da amora branca é importante para a obtenção de produtos intermediários com alto teor de compostos com atividade antioxidante. O objetivo do estudo foi determinar a influência da temperatura de secagem de ar de folhas de amoreira sobre o teor de ácidos fenólicos e flavonóis. Foi determinado que o conteúdo destes compostos nas folhas dependia da temperatura de secagem. Secagem a 60 °C favoreceu a liberação de ácidos fenólicos e flavonóis a partir de complexos e / ou formação de novos compostos. Seu teor total foi 22% superior ao das folhas secas a 30 °C. A secagem a 90 °C reduziu o teor de ácido fenólico e flavonol em 24%. A temperatura de secagem mais favorável foi de 60 °C(AU)

Texto completo