VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Desempenho reprodutivo de novilhas Nelore criadas em sistema extensivo no Pantanal, submetidas a diferentes protocolos vacinais na Inseminação Artificial em tempo Fixo (IATF)

Schillings Neto, ErnestNogueira, EriklisJardim, RodrigoAbreu, Urbano Gomes Pinto deSterza, Fabiana Andrade de MeloPellegrin, Aiesca OliveiraJuliano, Raquel Soares

O estudo foi conduzido para avaliar o desempenho reprodutivo de novilhas Nelore, não imunizadas para herpesvirus bovino tipo 1 (BHV-1), vírus da diarreia viral bovina (BVDV) e leptospirose bovina (LB), submetidas a diferentes protocolos vacinais em manejo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e repasse com touro em monta natural. Um total de 763 animais foram distribuídos em quatro grupos: T1 - controle sem vacinação; T2 - vacinação contra LB; T3 - vacinação contra BHV-1 e BVDV T4 - vacinação com LB+ BHV-1 e BVDV. A vacinação foi iniciada 30 dias antes da IATF (D-40) com a aplicação da segunda dose em D-10. Verificou-se a taxa de ocorrência de infecção natural por LB, BHV-1 e BVDV realizando-se exames sorológicos. O diagnóstico de gestação inicial foi feito aos 30, 60 e 120 dias. Avaliou-se as taxas de prenhez em função dos grupos, do peso, escore de condição corporal, presença ou ausência de cio, inseminador, touro, ocorrência de abortos ou morte embrionária. Os resultados obtidos revelaram que soropositividade para leptospirose foi de 100% para todos os grupos, variando de 77,0% a 94,0% para BHV-1 e 64,0% a 87,0% para BVDV. O protocolo vacinal não interferiu na taxa de prenhez, de mortalidade embrionária ou fetal. Houve diferença na taxa de prenhez em relação ao peso dos animais no início da estação reprodutiva e a presença de cio no momento da IATF. Concluiu-se que o protocolo vacinal não interferiu no desempenho reprodutivo dos grupos experimentais.(AU)

Texto completo