VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Mistura probiótica autótona melhora os parâmetros biométricos nas larvas de Piaractus mesopotamicus (Caracidae, Characiforme, Teleostei)

Guidoli, Marcos GabrielMendoza, Jorge ArnaldoFalcón, Sofia LizardoBoehringer, Silvia IreneSánchez, SebastiánMacías, María Elena Fátima Nader

Os probióticos são uma alternativa inovadora aos antibióticos como fatores de crescimento. Anteriormente, nosso grupo isolou, selecionou e testou in vivo oito cepas autóctones. Estas não apresentaram efeitos significativos quando administrados individualmente. No entanto, as melhores doses, etapas e formas da administração foram combinadas para a formulação de um produto contendo multiples cepa. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito deste produto probiótico no crescimento e sobrevivência de larvas de Piaractus mesopotamicus. A administração foi implementada durante a incubação de ovos e período de alimentação endógeno (5), durante o período de alimentação exógeno das larvas (10) e ao longo do experimento (15). Um grupo sem microrganismos foi utilizado como controle. O probiótico gera um incremento significativo de peso médio e não significativo de sobrevivência e biomassa em dois dos três estágios testados. Estes resultados demonstram a eficácia de uma fórmula probiótica autóctone para a cultura desta espécie de peixe nativa.(AU)

Texto completo