VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1494-1498

Relações entre a câmara de Neubauer a espectrofotometria utilizadas para a determinação da concentração espermática de catetos (Pecari tajacu)

Silva, Andréia Maria daPeixoto, Gislayne Christianne XavierBezerra, José Artur BrilhanteCastelo, Thiberio de SouzaSantos, Erika Aparecida AraújoSilva, Alexandre Rodrigues

Em ejaculados provenientes de 28 catetos, verificou-se a existência de relações entre a concentração espermática determinada por meio da câmara de Neubauer e a tramitância observada por espectrofotometria, utilizando comprimentos de onda variando de 530 a 590nm. Os ejaculados apresentaram uma concentração média de 283,9±30,8x106 espermatozoides mL-1, com variação de 30 a 640x106 espermatozoides mL-1. Os valores para tramitância variaram entre 36,9 a 96,3, nos diferentes comprimentos de onda. Não foram detectadas relações significativas entre os dois métodos (P>0,05). Dessa forma, não se recomenda a espectrofotometria para os procedimentos de rotina na determinação da concentração espermática em catetos.(AU)

Texto completo