VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Does supplemental LH changes rate and time to ovulation and embryo yield in Santa Ines ewes treated for superovulation with FSH plus eCG?

Emilia Franco) Oliveira, MariaFreitas) Cordeiro, MabelMachado) Ferreira, RobertaFigueirêdo) Souza, SamuelSouza Pinto) Pieroni, JulianaFernando de Souza) Rodrigues, LuizFerreira da Fonseca, JefersonRicardo Russiano) Vicente, Wilter

O objetivo deste trabalho foi avaliar se a suplementação com LH ao final do tratamento gonadotrófico sincroniza o tempo das ovulações e incrementa a taxa de ovulação e produção de embriões em ovelhas Santa Inês. Vinte programas de superovulação (SOV) foram realizados em delineamento cross-over (intervalo de 60 dias). No D0, um CIDR foi inserido, sendo trocado por um novo sete dias após, quando 37,5µg de d-cloprostenol foram administradas. No D12, iniciou-se o tratamento com 256mg de pFSH em 8 administrações (12/12h). No D14, o CIDR foi retirado, 200UI de eCG e 37,5µg de d-cloprostenol foram administradas. No D15, as ovelhas foram alocadas em um dos dois grupos: Controle (n=10), sem suplementação com LH, e LH (n=10), tratado com 7,5mg de LH, 24h após a remoção do CIDR. Inseminações artificiais (IA) foram realizadas 42 e 48h após a remoção do CIDR. As estruturas ovarianas foram avaliadas por laparoscopia imediatamente antes de cada IA e 5 dias após, quando os embriões foram colhidos. As ovelhas que receberam o LH tiveram maior frequência de ovulações antes de 42h (P=0,05). O tratamento com LH tendeu em incrementar a frequência de CL e diminuir a de folículos anovulatórios (P=0,08). A suplementação com LH incrementou (P=0,05) a frequência de ovelhas com alta resposta superovulatória (11 CL; P=0,05). Em conclusão, a suplementação com LH incrementou a frequência de ovelhas com alta resposta e ovulações antes de 42h depois da remoção do CIDR, entretanto, não houve sincronia entre as ovulações. A suplementação diminuiu a frequência de folículos anovulatórios, embora a taxa de ovulação e a produção de embriões permaneceram inalteradas.

Texto completo