VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Desempenho em confinamento de bovinos de corte, castrados ou não, alimentados com teores crescentes de farelo do mesocarpo de babaçu

Rafael da) Silva, NelsonCristina Holanda) Ferreira, AnaFaturi, Cristian)Fausto da) Silva, GersonLuis Missio, RegisNeuman Miranda) Neiva, JoséLúcia de) Araújo, VeraAlexandrino, Emerson)

Objetivou-se avaliar quatro teores de inclusão de farelo do mesocarpo de babaçu (Orbygnya spp.) no concentrado sobre o desempenho de bovinos confinados. Foram utilizados 24 bovinos machos (12 castrados e 12 não castrados) com idade e peso corporal médio de 33 meses e 332,1±24kg, respectivamente. As dietas foram isonitrogenadas, compostas por 44% de silagem de capim Mombaça e 56% de concentrado na matéria seca. O grão de milho do concentrado foi substituído pelo farelo do mesocarpo de babaçu em 0, 20, 40 e 60% da matéria seca. O delineamento experimental utilizado foi blocos inteiramente casualisados, com os tratamentos dispostos num fatorial 4x2 (quatro níveis de inclusão de farelo do mesocarpo de babaçu e duas condições sexuais). O consumo de matéria seca, em kg dia-1 e percentagem do peso corporal, não foi alterado pelos níveis de inclusão de farelo do mesocarpo de babaçu, com valores médios de 9,37kg e 2,54%, respectivamente. Os teores de inclusão de farelo do mesocarpo de babaçu não influenciaram no ganho de peso diário e na conversão alimentar, sendo os valores médios de 1,157kg dia-1 e 8,39kg de matéria seca kg-1 de ganho de peso. Os novilhos não castrados apresentaram maior ganho de peso médio diário (1,259kg dia-1) que os castrados (1.066kg dia-1), refletindo a melhor conversão alimentar (7,702 e 9,094kg de matéria seca kg-1 de ganho de peso, respectivamente). O farelo do mesocarpo de babaçu como fonte energética alternativa, pode ser utilizado para bovinos confinados em até 60% de inclusão no concentrado, em substituição ao grão de milho.

Texto completo