VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Estudo retrospectivo de fimose traumática em equinos e tratamento utilizando a técnica de circuncisão com encurtamento de pênis (1982-2007)

Antonio Franco da Silva, LuizElias Rabelo, RogérioFerro de Godoy, RobertaClaudino da Silva, OlízioGuimarães Franco, LeandroMaria Molinaro Coelho, CássiaLamaro Cardoso, Leonardo

Traumatismos no pênis e prepúcio de garanhões são causas comuns de infertilidade nos equinos e entre elas destaca-se a fimose, que, neste estudo retrospectivo, realizado em 367 propriedades rurais, foram encontrados 49 casos da enfermidade, sendo 43 casos de origem traumática e com 12 óbitos. A técnica de circuncisão com encurtamento do pênis foi utilizada para a correção da enfermidade em 20 animais, distribuídos em dois grupos de acordo com o protocolo anestésico utilizado. Todos os equinos apresentaram como complicação pós-operatória edema em vários graus, porém diminuindo significativamente em 95% dos animais após o sétimo dia. Assim, concluiu-se que a técnica de circuncisão com encurtamento peniano constitui-se em alternativa viável e eficiente no tratamento de fimose traumática em equinos.

Texto completo