VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Biologia de Ceraeochrysa claveri Navás (Neuroptera: Chrysopidae) predando Plutella xylostella (L.) (Lepidoptera: Plutellidae)

Ferreira Almeida, MauricéliaBarros, ReginaldoGuedes Corrêa Gondim Júnior, Manoelde Freitas, SérgioLourenço Bezerra, Antônio

Ceraeochrysa claveri Navás (Neuroptera: Chrysopidae) é um predador encontrado em vários agroecossistemas, predando insetos pequenos e de tegumento mole. Seu alto potencial reprodutivo e elevada capacidade de busca o tornam capazes de predar ovos e larvas de Plutella xylostella (L.) (Lepidoptera: Plutellidae) nas partes mais internas da cabeça do repolho, onde outros inimigos naturais não conseguem. Essas características podem favorecer a utilização desse predador no controle biológico dessa praga. Neste trabalho, o objetivo é avaliar o desenvolvimento, reprodução e capacidade de predação de C. claveri, quando ovos e larvas de P. xylostella foram ofertados em condições de laboratório. Foram avaliadas as seguintes dietas: 1) ovos; 2) larvas de segundo ínstar; 3) ovos + larvas de segundo ínstar. O desenvolvimento e a viabilidade das formas imaturas de C. claveri foi melhor nas dietas que continham ovos da presa. A oviposição e longevidade também foram maiores nessas dietas, independentemente da presença de larvas. Contudo, o tipo de dieta não afetou a razão sexual e o peso das larvas no oitavo dia de vida. Em média, cada larva de C. claveri foi capaz de predar 1611 ovos ou 135 larvas de segundo ínstar de P. xylostella durante seu desenvolvimento. O predador foi capaz de aumentar a população 218 vezes a cada 42 dias, alimentando-se, exclusivamente, de ovos da presa. Concluiu-se que o predador apresenta potencial para ser utilizado no controle biológico de P. xylostella.

Texto completo