VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Viabilidade da antecipação do tratamento de sementes de arroz com inseticidas em relação à data de semeadura no controle de Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae)

Dionei Grützmacher, AndersonFrancisco da Silva Martins, JoséSilva da Cunha, UemersonPinheiro Giolo, FabrizioBartz das Neves, Márcioda Roza Härter, WagnerFernandez Franco, DanielLaura Turino Mattos, Maria

Oryzophagus oryzae (Costa Lima, 1936) é uma das pragas mais prejudiciais da cultura do arroz irrigado, sendo seu controle efetuado tradicionalmente com inseticidas granulados aplicados na água de irrigação. No entanto, o uso de inseticidas aplicados às sementes tem sido considerado promissor. Embora existam máquinas adequadas para aplicação de inseticidas às sementes, há dificuldade de assegurar a qualidade das sementes tratadas, em poucos dias ou mesmo horas antes da semeadura. Assim, objetivou-se avaliar a viabilidade do tratamento de sementes de arroz com inseticidas aplicados com antecedência à data de semeadura para o controle de O. oryzae. Dois experimentos foram instalados na Estação Experimental de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, localizada no município de Capão do Leão, Rio Grande do Sul (RS), em duas épocas (1997/1998 e 2004/2005). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com quatro repetições. Foram avaliados os inseticidas carbosulfano e fipronil aplicados manualmente às sementes de arroz em diferentes épocas que antecederam a semeadura e foram avaliadas as variáveis poder germinativo e vigor das sementes, plantas emergidas, população larval e produtividade de grãos. O tratamento das sementes de arroz com inseticidas, antecipadamente à data de semeadura, visando ao controle de O. oryzae, demonstrou ser viável. Os inseticidas carbosulfano e fipronil são adequados ao tratamento antecipado das sementes, se aplicados até 75 dias antes da semeadura.

Texto completo