VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1220-1226

Seletividade de produtos fitossanitários utilizados na cultura do pessegueiro nos estágios imaturos de Trichogramma atopovirilia Oatman & Platner, 1983 (Hymenoptera: Trichogrammatidae)

Giolo, Fabrizio PinheiroGrützmacher, Anderson DioneiManzoni, Cristiane GindriNõrnberg, Sandro DanielHãrter, Wagner da RozaCastilhos, Rodolfo Vargas

Neste trabalho foi avaliada em condições de laboratório a seletividade dos produtos fitossanitários (g ou mL produto comercial 100L-1) abamectina (80), carbaril (360), deltametrina (40), dimetoato (120), enxofre (600), etofenproxi (150), fentiona (100), fenitrotiona (150), fosmete (200), glufosinato de amônio (2L ha-1), óleo mineral (2000) e triclorfom (300), utilizados na cultura do pessegueiro, em relação a diferentes estágios imaturos de desenvolvimento do parasitóide de ovos Trichogramma atopovirilia Oatman & Platner, 1983. Os bioensaios consistiram na pulverização direta dos produtos fitossanitários sobre ovos de Anagasta kuehniella (Zeller, 1879), contendo, em seu interior, o parasitóide em distintos estágios de desenvolvimento. A porcentagem de emergência de adultos do parasitóide foi avaliada. Reduções na emergência (RE) de adultos em relação à testemunha foram calculadas e os produtos fitossanitários classificados de acordo com índices propostos pela IOBC/WPRS. Produtos fitossanitários à base de abamectina, deltametrina, dimetoato, enxofre, etofenproxi, fosmete, glufosinato de amônio e óleo mineral não apresentaram reduções na emergência e foram classificados como inócuos (<30 por cento RE). Inseticidas à base de carbaril, fenitrotiona e triclorfom reduziram a porcentagem de emergência de adultos em todos os estágios imaturos de desenvolvimento do parasitóide, sendo levemente nocivos (30-79 por cento RE) ou moderadamente nocivos (80-99 por cento RE), conforme o estágio de desenvolvimento, enquanto que fentiona reduziu apenas nos estágios de pré-pupa e pupa, sendo classificado como levemente nocivo (30-79 por cento RE) para estes estágios. A associação dos métodos químico e biológico, na cultura do pessegueiro, é viável para os produtos fitossanitários inócuos quando T. atopovirilia encontra-se nos estágios imaturos de desenvolvimento.(AU)

Texto completo