VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Análise da dinâmica espacial da ocupação das terras e seus conflitos de uso no perímetro urbano de Santa Maria - RS (1975 - 2002)

de Araújo Pedron, FabrícioSimão Diniz Dalmolin, RicardoCarlos de Azevedo, AntonioRamos Botelho, MarcioSamuel Rosa, Alessandro

As cidades brasileiras, em escala variável, têm apresentado problemas resultantes do uso indevido do espaço urbano, principalmente, em relação aos recursos naturais. Neste caso, o estudo da dinâmica de uso das terras é importante na compreensão dos processos ocorridos no ambiente urbano. O objetivo deste trabalho foi analisar a dinâmica espacial e temporal de ocupação das terras em áreas urbanas de Santa Maria - RS, determinando seus conflitos de uso através do Sistema de Avaliação do Potencial de Uso Urbano das Terras (SAPUT), considerando informações do período de 1975 a 2002. O uso urbano das terras cresceu de 9%, em 1975, para 33%, em 2002. Os conflitos de uso das terras aumentaram de 19%, em 1975, para 37%, em 1995, reduzindo para 33% em 2002. Os principais problemas de uso indevido das terras se relacionam à fragilidade do material geológico e do recurso solo para uso em construções e agricultura urbana.

Texto completo