VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Substituição de fígado bovino por glúten de milho, glúten de trigo e farelo de soja em rações para pós-larvas de piavas (Leporinus obtusidens)

Eugenio da Silva Filipetto, JorgeRadünz Neto, JoãoHenrique Souza da Silva, JoséLazzari, Rafaelde Araújo Pedron, FábioAline Veiverberg, Cátia

Este trabalho foi realizado em duas etapas, com o objetivo de avaliar o efeito dos glutens de milho e trigo, e do farelo de soja, em substituição ao fígado bovino no crescimento de pós-larvas de piava (Leporinus obtusidens). Na primeira etapa, foram elaboradas rações com glúten de trigo ou milho, em substituição ao fígado bovino nos níveis de 25, 50 e 100%. O glúten de trigo foi mais eficiente que o de milho como substituto do fígado bovino, sendo que até 40% de substituição proporciona maior tamanho e sobrevivência das pós-larvas. Na segunda etapa, foi avaliada a substituição dos 40% de glúten de trigo por farelo de soja, em níveis crescentes de 25, 50, 75 e 100%. A substituição do glúten de trigo por farelo de soja em até 75%, apresenta os melhores índices para pós-larvas de piava, aos 21 dias de idade.

Texto completo