VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Fixação esquelética externa tipo Ia (unilateral-uniplanar) para osteossíntese diafisária de úmero em pombos domésticos (Columba livia)

Moraes Leotte, AlessandroGaspar Raiser, AlceuArygoni Braga, FabricioKrauspenhar, LucieneFrancheska Camargo, SheylaNiederauer Flores, FabiolaGomes, KléberSimões Scherer, Ricardo

Das várias patologias que podem acometer as aves, são mais freqüentes as fraturas de ossos longos das asas e dos membros pélvicos. Este experimento teve como objetivo observar, por meio de exames clínicos, histológicos e radiográficos, a resposta cicatricial óssea ao uso do fixador externo tipo Ia (unilateral-uniplanar) na redução aberta de fratura diafisária, de úmero em pombos domésticos (Columba livia). Foram estudados 14 pombos com peso variando entre 290 e 420 gramas. A fratura foi realizada na diáfise do úmero direito e, logo após, estabilizada com aparelho de fixação externa tipo Ia, utilizando-se, como barra de fixação, o acrílico autopolimerizável. O tempo médio para o completo desaparecimento da linha de fratura foi de 28±6,44 dias e para formação de calo ósseo, 17±3,26 dias. As aves, mesmo com o aparelho de fixação, retornaram ao vôo aos 28±1,2 dias, exceto uma que não recuperou a capacidade de vôo. A técnica de fixação externa demonstrou ser eficaz para o tratamento de fraturas diafisárias de úmero em pombos domésticos.

Texto completo