VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Seletividade de inseticidas a Doru luteipes (Scudder, 1876) (Dermaptera: Forficulidae) e Cotesia sp. (Hymenoptera: Braconidae) inimigos naturais de Ascia monuste orseis (Godart, 1818) (Lepdoptera: Pieridae)

Coutitnho Picanço, MarceloFialho de Moura, MarceloMascarenhas Motta Miranda, MoacyrMoreira Gontijo, LessandoLemes Fernandes, Flávio

Este trabalho objetivou estudar a seletividade dos inseticidas carbaril, deltametrina, paratiom metílico, permetrina e triclorfom em favor do predador Doru luteipes (Scudder) (Dermaptera: Forficulidae) e do parasitóide Cotesia sp. (Hymenoptera: Braconidae), em relação ao controle do curuquerê Ascia monuste orseis (Godart) (Lepidoptera: Pieridae). Foram determinadas as CL90 para A. monuste orseis e estas foram utilizadas como doses discriminatórias para se avaliar o grau de seletividade dos inseticidas. Deltametrina e permetrina foram altamente seletivos em favor de D. luteipes. Deltametrina foi medianamente seletiva em favor de Cotesia sp. e a permetrina não apresentou seletividade em favor deste parasitóide. Triclorfom foi altamente seletivo em favor de ninfas de quarto estádio e adultos de D. luteipes e mediamente seletivo em favor de Cotesia sp. e de ninfas de primeiro estádio do predador. Carbaril foi medianamente seletivo em favor de Cotesia sp. mas não apresentou seletividade em favor de D. luteipes. Paratiom metílico não foi seletivo em favor de Cotesia sp. e D. luteipes. Adultos de D. luteipes foram menos sensíveis a deltametrina, permetrina e triclorfom do que adultos de Cotesia sp., sendo que o inverso ocorreu com o carbaril. Esses inimigos naturais apresentaram alta sensibilidade ao paratiom metílico. Ninfas de quarto estádio e adultos de D. luteipes foram mais sensíveis ao paratiom metílico e triclorfom que ninfas de primeiro estádio. Ninfas e adultos de D. luteipes apresentaram semelhante sensibilidade ao carbaril, deltametrina e permetrina.

Texto completo