VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Reflexos da interação genótipo X ambiente e suas implicações nos ganhos de seleção em genótipos de feijão (Phaseolus vulgaris L.)

Luís Meirelles Coimbra, JeffersonFrederico Guidolin, AltamirIrajá Felix de Carvalho, FernandoManfredi Meirelles Coimbra, SilvanaHemp, Silmar

A importância das leguminosas de grãos na alimentação humana, principalmente do feijão preto (Phaseolus vulgaris), tem estimulado os melhoristas a selecionar genótipos com alto potencial de rendimento de grãos e com adaptabilidade às diferentes condições de cultivo do sul do Brasil. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar os reflexos da interação genótipo x ambiente e suas implicações nos ganhos genéticos com diferentes critérios de seleção. Os resultados revelaram que o componente da interação genótipo x ambiente superestima a predição dos parâmetros genéticos, como por exemplo a variância genética e a herdabilidade. As diferenças observadas entre estas estimativas parecem ocorrer devido à alta percentagem da parte complexa da interação. Além disto, os ganhos genéticos obtidos com a seleção direta foram sempre superiores à resposta indireta. Comparativamente, o par de ambientes 1x3 revelou uma resposta correlacionada inferior e de sinal contrário às demais estimativas para os outros pares de ambientes estudados neste trabalho. O primeiro ambiente foi o que mais acumulou a interação genótipo x ambiente. Portanto, pode ser concluído que o componente da interação tem grande relevância nas estimativas dos ganhos genéticos, evidenciando que essa influência deva ser considerada na seleção e na recomendação de genótipos específicos nos programas de melhoramento genético da cultura do feijoeiro.

Texto completo