VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 7-12

Bebidas achocolatadas comerciais: parâmetros de cor objetiva x subjetiva

Richards, N S P SOrtolan, FSilva, S VBecker, L VKubota E H

As bebidas achocolatadas têm adquirido espaço no mercado consumidor, por se tratar de um lanche rápido, atendendo a pessoas de todas as idades, principalmente, devido a suas características sensoriais e nutricionais. Dentre os atributos sensoriais, dois estão relacionados ao consumo destes produtos: sabor e cor. Este trabalho teve por objetivo analisar a cor objetiva e subjetiva, além da preferência de 17 amostras de bebidas achocolatadas comercializadas em Santa Maria, RS. A cor objetiva foi determinada em colorímetro Minolta, pelo sistema CIEL*a*b*, e a subjetiva, por inspeção visual através do teste de preferência. A análise sensorial foi realizada conforme o teste de ordenação descrito pela ABNT, classificando as amostras em ordem decrescente em relação à preferência dos provadores. De maneira geral, os resultados encontrados para os parâmetros de cor objetiva (L*, a* e b*) mostraram que as bebidas achocolatadas tendem à cor escura, o mesmo foi observado na análise subjetiva de cor. Os resultados do teste de ordenação indicaram que a amostra preferida foi a n° 12, sendo também confirmada como a amostra de melhor cor subjetiva.(AU)

Texto completo