VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 341-345

LEVANTAMENTO DA OCORRÊNCIA DE ANOMALIAS DA MANDÍBULA EM CAPRINOS E OVINOS, ENCONTRADA EM CINCO MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE IRECÊ (BA)

Rodrigues Magalhães, VivianeFerreira de Santana, AdelmoChagas de Oliveira, AndréaArgolo Wicke, AparecidaMoura Barone, Mariana

As anomalias ocorridas na mandíbula são de caráter genético, razão por que sua presença no rebanho deve ser evitada, pois elas provocam dificuldades  na apreensão e mastigação dos alimentos, o que pode levar o animal a sérias deficiências alimentares e até à morte. Este trabalho tem como objetivo  verificar a presença ou não de caprinos e ovinos com essa anomalia. Foram avaliados 5.221 animais em cinco municípios da microrregião de Irecê. Verificou-se a presença dessas anomalias em 107 animais (2,05%), sendo 53 (1,02%) casos de retrognatismo e 54 (1,03%) casos de prognatismo. Trata-se de valores que mostram uma baixa ocorrência, apesar de não haver outros trabalhos de levantamentos semelhantes em caprinos e ovinos que permitam realizar uma comparação.PALAVRAS-CHAVES: Braquignatia, caprino, ovino, anomalia genética.

Texto completo