VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 235-242

Efeito do extrato aquoso de própolis marrom sobre a produção de IFN- Após imunização contra parvovírus canino (CPV) e coronavírus canino (CCoV)

Fernandes, Maureen Hoch VieiraFerreira, Lilian das NevesVargas, Gilberto D'AvilaFischer, GefersonHübner, Silvia de Oliveira

O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade adjuvante imunoestimulatória do extrato aquoso de própolis marrom (EAPM) quando associado a uma vacina contra parvovírus canino (CPV) e coronavírus canino (CCoV), com relação à produção de IFN-?. Camundongos foram vacinados com CPV e CCoV (3,0x106 TCDI50) em associação ou não com 400 ?g/dose de EAPM. Trinta dias após a terceira dose foi realizado cultivo de esplenócitos para mensuração dos níveis de expressão de mRNA para IFN-? nos animais imunizados. O aumento nos níveis de expressão de mRNA para IFN-? para CCoV nos esplenócitos dos camundongos inoculados com a vacina contendo 400 ?g/dose de EAPM foi evidenciado por RT-PCR, demonstrando a capacidade da própolis em estimular a resposta imune celular contra os antígenos desse vírus. Ao contrário, os níveis de IFN-? para CPV não sofreram influência da presença do EAPM.(AU)

Texto completo