VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 312-317

Correlação entre parâmetros biométricos e produtivos em colônias de Melipona quadrifasciata anthidioides Lepeletier (Hymenoptera: Apidae)

Faquinello, PatriciaBrito, Baden Bell PereiraCarvalho, Carlos Alfredo Lopes dePaula-Leite, Meiby Carneiro deAlves, Rogerio Marcos de Oliveira

Em colônias de melíponas, características biométricas podem estar associadas às características de produção; portanto, o estudo da correlação é de grande valia como ferramenta para o processo de seleção de colônias. O objetivo deste trabalho foi estimar as correlações entre os parâmetros biométricos e produtivos de Melipona quadrifasciata anthidioides. Foram analisadas 128 colônias, provenientes de 60 colônias parentais e duas gerações, F1 e F2. Os parâmetros avaliados foram: peso da rainha e colônia; número, largura e comprimento dos discos de cria; número, largura, profundidade e volume dos potes de mel; número, largura e profundidade dos potes de pólen; tamanho da glossa e a estimativa da população e da produção de mel. O peso da rainha apresentou correlação com o número de discos de cria (0,23), da população (0,23), da mesma forma que a característica de número de potes de pólen está relacionada com largura e comprimento dos discos de cria e população (0,88; 0,54 e 0,52, respectivamente). A característica produção de mel está relacionada com o número (0,93), largura (0,50) e volume (0,47) dos potes de mel. Os resultados mostraram que a produção de mel está correlacionada diretamente com as características de número, volume, diâmetro e altura dos potes de mel. Por outro lado, o tamanho da população demonstrou estar correlacionada com o número dos discos de cria e o número dos potes de pólen.(AU)

Texto completo