VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 230-236

Análise morfológica do aparelho ungueal do veado-catingueiro (Mazama gouazoubira, Fischer, 1814) (Artiodactyla, Cervidae)

Rezende, Lorenna CardosoSantos, Juliana Passos Alves dosUrbani, Lucas TaragoGaldos-Riveros, Alvaro CarlosMiglino, Maria Angelica

A espécie estudada neste trabalho é conhecida como veado-catingueiro. Dois cervídeos adultos do Mazama gouazoubira (Fischer, 1814), doados ao laboratório de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, foram conservados em formaldeído (10%). As úngulas ou casco são em número de quatro em cada membro e protegem a extremidade distal do membro, revestindo a falange distal. O ângulo dos cascos foi aferido e as amostras dos dígitos foram processadas para microscopia de luz e eletrônica de varredura. Na macroscopia, o comprimento da parede dorsal do casco mediu aproximadamente 2,5 cm; o ângulo formado na pisada foi de 35º para o membro torácico e 33º para o membro pélvico. Na microscopia foi possível visualizar o estrato externo como uma camada muita fina (141,5 µm); o estrato médio, constituído por queratina tubular pigmentada, que é a principal estrutura de sustentação da parede do casco, e o estrato interno contendo lâminas distribuídas de forma longitudinal e paralela, importante para unir a parede do casco com a superfície dorsal e lateral da falange distal. Os dados obtidos do aparelho ungueal dos cervídeos estudados podem auxiliar na elucidação do crescimento e identificação das pegadas dos mesmos.(AU)

Texto completo