CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E CITOLÓGICAS DO LÍQUOR DE OVINOS SADIOS DA RAÇA SANTA INÊS

Francisco dos Santos, JomelF. Duarte Moraes, MarcelaArcoverde Maciel, ThiagoJosé Duarte-Neto, PauloLopes Mendonça, CarlaOliveira, Daniela

A ocorrência de doenças neurológicas é elevada na clínica médica dos animais, porém poucos estudos documentam a composição normal do líquor de ovinos, em especial o da raça Santa Inês. O objetivo deste estudo foi o de estabelecer parâmetros de normalidade para as características físico-químicas e citológicas do líquor de ovinos desta raça. Para isso, foram utilizados 40 ovinos, com idades entre seis a dezoito meses, para a realização da punção lombossacral de líquor. Foi observado um padrão límpido e incolor, e a média para densidade foi de 1,006 ± 0,0064, a concentração de proteínas foi de 25,27 ± 6,64 mg/dL e a de glicose de 46,89 ± 10,99 mg/dL. Quanto às atividades enzimáticas, foram observadas médias de 80,79 ± 116,72 U/L para creatina quinase (CK); 17,43 ± 11,91 U/L para lactato desidrogenase (LDH) e 17,08 ± 3,85 U/L para aspartato aminotransferase (AST). Os achados obtidos para contagem global de leucócitos foram de 4,61 ± 4,96 células/µL (0 a 15 linfócitos, 0 a 10 monócitos, 1 a 14 neutrófilos). Diante da carência de dados de referência para parâmetros do líquor de ovinos Santa Inês, sugere-se que os resultados obtidos nesta pesquisa sejam considerados valores normais na clínica de ovinos e, assim, contribuam no diagnóstico de doenças neurológicas nesta raça.PALAVRAS-CHAVE: bioquímica; citologia; LCR; parâmetros fisiológicos; pequenos ruminantes.