VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1171-1176

METABOLISMO OXIDATIVO DOS ERITRÓCITOS E ERITROGRMA NA MASTITE EXPERIMENTALMENTE INDUZIDA POR Staphylococcus aureus EM CABRAS SUPLEMENTADAS COM VITAMINA E.

Ricardo de Oliveira Paes, PauloTerezinha dos Anjos Lopes, SôniaSouza Lopes, RaimundoKohayagawa, AguemiKiomi Takahira, Regina

A explosão oxidativa dos neutrófilos na reação à infecção pode resultar em danos celulares e causar, entre outras alterações, a anemia da doença inflamatória. O sistema glutationa e a vitamina E são antioxidantes que inativam os radicais livres. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos da administração de vitamina E sobre o eritrograma e a glutationa reduzida eritrocitária (GSH) de cabras desafiadas com a inoculação intramamária de Staphylococcus aureus ao décimo dia pós-parto. Foram usadas 28 cabras, primíparas, da raça Saanen, na faixa etária de dez a dezesseis meses, distribuídas, aleatoriamente, para quatro tratamentos, cada um com sete animais, como segue: controle (TC), suplementação com vitamina E (TV), desafio por Staphylococcus aureus (TM) e suplementação com vitamina-E e desafio por S.aureus (TVM). Conclui-se que a inoculação de S.aureus na glândula mamária não altera o eritrograma e a glutationa reduzida eritrocitária e que a vitamina E favorece, positivamente, uma melhor resposta eritrocitária.PALAVRAS-CHAVES: Caprinos, eritrócitos, GSH, mastite, vitamina E.

Texto completo