VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 721-729

CONSUMO DE VITELO DURANTE O DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DE MELANOTÊNIA-MAÇÃ, Glossolepis incisus, WEBER 1907 (Melanotaeniidae)

Veloso Ferreria, AndréVazquez Vidal Jr., ManuelRicardo Andrade, DalcioPierro Mendonça, PedroShigueki Yasui, GeorgeCruz Mattos, Douglas

Avaliou-se o consumo do vitelo durante o desenvolvimento embrionário de melanotênia-maçã (Glossolepis incisus) sob condições controladas de incubação. Os ovos foram obtidos por desovas naturais de matrizes em cativeiro e mantidos em peneiras em aquários de 40L, com fluxo contínuo de água por bombeamento, na temperatura de 28C. O fotoperíodo mantido durante o experimento foi de 16L:8E. Os embriões demonstraram um longo período de incubação, em torno de sete dias, e consumiram quase todo o vitelo durante o período embrionário, ainda dentro dos ovos. Após a eclosão, a vesícula vitelínica das larvas recém-eclodidas é muito reduzida, mas ainda presente. As larvas recém-eclodidas apresentaram muita atividade natatória, uma boca funcional, movimentos peristálticos entéricos e ânus aberto sugerindo estar em fase inicial de alimentação exógena. Diferentemente de outras espécies de peixes tropicais que possuem um longo período de tempo para a transição alimentar, as larvas de melanotênia-maçã estão prontas para a alimentação exógena em poucas horas após a eclosão.PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento inicial, ontogenia, peixe ornamental.

Texto completo