VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 312-321

PESQUISA DE MICRORGANISMOS EM UTENSÍLIOS, LEITE E QUEIJOS DE PRODUÇÃO ARTESANAL EM UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, RIO DE JANEIRO.

Johanz Quiroz Zegarra, Jonathande Cassia Campbell Machado Botteon, RitaCésar Ribeiro da Silva Oliveira, Brunode Tarso Landgraf Botteon, PauloMoreira de Souza, Miliane

Este trabalho foi desenvolvido para avaliar aspectos higiênico-sanitários da produção artesanal de queijo minas frescal em pequenas unidades de produção em um assentamento de reforma agrária em Seropédica, RJ. Analisaram-se amostras de leite, queijo e utensílios utilizados em diferentes etapas da linha de produção. Verificou-se a presença de microrganismos diversos, incluindo-se Salmonella spp. em uma amostra de queijo. Os principais agentes isolados foram Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Staphylococcus schleiferi coagulans, Staphylococcus spp., Enterobacter spp., Enterobacter aerogenes, Bacillus spp, Klebsiella pneumoniae, Streptococcus uberis, Streptococcus spp. e Micrococcus spp. Isolaram-se microrganismos de quartos mamários de vacas com mastite clínica ou subclínica, de amostras de leite do latão, de utensílios e recipientes utilizados na linha de produção, assim como do queijo, confirmando a inadequação do tratamento térmico e das práticas de higiene adotadas para os utensílios. A má qualidade higiênica do queijo produzido no assentamento constitui uma preocupação, haja vista que alguns dos agentes isolados representam risco à saúde, uma vez que o produto é comercializado diretamente ao consumidor.PALAVRAS-CHAVES: Qualidade higiênica, queijo minas frescal artesanal, segurança alimentar.

Texto completo