VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 762-768

Primeiros dados de uma colônia reprodutiva de Myotis levis (I. Geoffroy, 1824) nos campos de Palmas, Paraná, Brasil (Vespertilionidae)

M. D. Miranda, JoâoY. Kaku-Oliveira, NathaliaC. Munster, LuanaP. Bernardi, ItiberêF. Moro-Rios, RodrigoC. Passos, Fernando

A despeito de ser abundante em sua área de distribuição, a biologia de Myotis levis (I. Geoffroy, 1824) é pouco conhecida. Realizou-se uma campanha de campo com o objetivo de melhor conhecer alguns aspectos da história natural dessa espécie, em um abrigo (forro de casa). Coletaram-se informações através de capturas com redes de neblina posicionadas à saída do abrigo, durante três noites consecutivas, além de incursões feitas dentro do mesmo, com objetivo de fazer uma estimativa do número de indivíduos na colônia. A área de estudo situa-se nos Campos de Palmas, Município de Palmas, Sul do Paraná (26º3459S e 51º3616W). Foram capturados 186 indivíduos, sendo 96 adultos e 90 juvenis. O número de morcegos foi estimado entre 12 000 e 15 000 indivíduos. Pela estrutura da população, presença de fêmeas reprodutivas, juvenis e infantes caracterizou-se uma colônia maternidade. Além de aspectos da biologia reprodutiva, esse trabalho descreve variações morfométricas e de coloração e registra dois casos de albinismo parcial.