VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 28-31

Comparação entre enxertos autógenos livres e pediculados de conjuntiva no reparo de ceratectomias superficiais. Estudo experimental no cão (Canis familiaris - LINNAEUS, 1758)

Morales, AdrianaLuiz Laus, JoséSiliane Batista de Souza, MíriamMaia dos Santos, JaimeFigueiredo, FlorêncioValeri, Victorio

A córnea está sujeita a traumas diversos que comprometem grandemente a visão. No presente trabalho, procurou-se confrontar dois métodos de reparação cirúrgica das lesões em córnea e elucidar aspectos referentes à exeqüibilidade, eficiência e efeitos cicatriciais sobre a transparência corneana. Estudaram-se ceratoplastias por enxertos autógenos livres e pediculados de conjuntiva em ceratectomias experimentais em 22 cães. Produziram-se lesões corneanas lamelares, bilateralmente, sobre as quais aplicou-se fragmento conjuntival livre em um dos olhos e enxerto pediculado no contralateral. Os resultados clínicos demonstraram melhor evolução para os pediculados, com menores graus de fotofobia, secreção, congestão conjuntival, edema e neovascularização corneanos, ratificada pela microscopia óptica, com menor infiltração celular e fibrose mais precoce nestes. A microscopia eletrônica de varredura evidenciou  substituição de epitélio conjuntival implantado por epitélio corneano normal, notadamente nos pediculados. A somatória dos achados sugeriu reparação mais eficaz e precoce para os implantes com pedículo.

Texto completo