VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Comparision of the BAX® System with an in-house MSRV method for the detection of Salmonella in chicken carcasses and pork meat

Franchin, Paulo R.Ogliari, Paulo J.Andrade, Dalton F.Chiapinoto, MauraLemos, GiovanaRebelatto, MarinaSilva, Ivair G. daBatista, Cleide R.V.

Um estudo foi realizado com o objetivo de comparar o procedimento analítico de detecção de Salmonella com o Sistema BAX® automatizado, baseado na Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) com o método de Rappaport-Vassiliadis em Agar Semi-Sólido modificado (MSRV) para detecção de Salmonella em amostras de carcaças de frango naturalmente contaminadas (n=762) e retalhos de carne suía (n=566). O Sistema BAX® detectou 134 amostras positivas para Salmonella em carcaças de frango e 145 amostras positivas para Salmonella em retalhos de carne suína, enquanto o MSRV detectou 142 e 144 amostras positivas respectivamente. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois métodos, segundo McNemar ao nível de significância de 5%.

Texto completo