VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Assessment of four different detergents used to extract membrane proteins from Xylella fastidiosa by two-dimensional electrophoresis

Di Ciero, LucianaBellato, Cláudia de M.Meinhardt, Lyndel W.Ferrari, FernandaCastellari, Rafael R.Marangoni, SérgioNovello, José C.

O objetivo deste trabalho foi comparar a eficiência da solubilização de quatro detergentes comercialmente disponíveis, ASB 14, SB 3-10, CHAPS e Triton X100, na extração de proteínas de membrana da bactéria Xylella fastidiosa para estudos proteômicos. Estas proteínas foram solubilizadas em duas etapas em tampões diferenciados pelos detergentes e submetidas à eletroforese bidimensional (2-DE) em uma faixa de pH não linear de 3-10. Os detergentes ASB 14 e SB 3-10 foram os mais efecientes, revelando 221 e 157 proteínas, respectivamente, enquanto que o CHAPS e o Triton X100 resultaram somente 72 e 43 proteínas, respectivamente. A identificação das proteínas foi feita por 'peptide mass fingerprinting' em espectrometria de massa MALDI-TOF, através de peptídeos obtidos por digestão com tripsina in gel. Os 18 spots de proteínas do gel com tratamento com ASB 14 mostrou que 83% eram proteínas de membrana. Este estudo concluiu que o detergente ASB-14 foi o mais eficiente na solubilização de proteínas de membrana de Xylella fastidiosa.

Texto completo