Simple homemade apparatus for harvesting uncultured magnetotactic microorganisms

Lins, UlyssesFreitas, FlaviaNeumann Keim, CarolinaLins de Barros, HenriqueMotta S. Esquivel, DarciFarina, Marcos

Descrevemos um aparato simples para a captura de microrganismos magnetotácticos não cultivados. Este aparato consiste em um recipiente de vidro com duas aberturas. Uma abertura maior na parte superior é usada para introduzir o sedimento e a água. O sedimento e a água são previamente armazenados em um recipiente semitampado, previamente testado para a presença de bactérias magnetotácticas. O aparato é exposto a um campo magnético, devidamente alinhado, em uma bobina feita a mão e as bactérias são removidas pela extremidade capilar da segunda abertura do recipiente. As bactérias coletadas podem então ser usadas em estudos ultraestruturais usando a técnica de imagem espectroscópica eletrônica. Um grande número de bactérias consistindo de cocos e bastonetes foi eficientemente coletado de diferentes ambientes. Este aparato é útil para estudos microbiológicos sobre microrganismos magnetotácticos não cultiváveis, especialmente em abordagens moleculares para investigações filogenéticas que fornecem informações sobre a diversidade natural de comunidades microbianas.