VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Leptospira spp detection by Polymerase Chain Reaction (PCR) in clinical samples of captive black-capped Capuchin monkey (Cebus apella)

Scarcelli, ElianaPiatti, Rosa MariaFedullo, José Daniel LuzesSimon, FaiçalCardoso, Maristela VasconcellosCastro, VanessaMiyashiro, SimoneGenovez, Margareth Élide

A leptospirose é uma zoonose de ampla distribuição geográfica que acomete os animais domésticos e silvestres, tendo o homem como ponto final da cadeia epidemiológica. O diagnóstico da leptospirose em primatas é dificultado em relação a outras espécies animais, porque os sinais clínicos e lesões são menos evidentes e a resposta de anticorpos é detectada apenas em curtos períodos. O presente trabalho tem por objetivo descrever a detecção de Leptospira spp empregando-se a Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR) em amostras clínicas provenientes de um macaco prego (Cebus apella) criado em cativeiro, que apresentou ao exame macroscópico realizado durante a necrópsia, características sugestivas de leptospirose (icterícia e rins hemorrágicos). Amostras de urina e fragmento de rim friável foram submetidas às técnicas cultivo e inoculação experimental em cobaias e PCR empregando-se primers gênero específicos da seqüência do gene 16S rRNA de Leptospira interrogans sorovar canicola. Na PCR as amostras clínicas revelaram um fragmento amplificado de 330 pb correspondente ao gênero Leptospira. O isolamento do agente foi negativo nas demais técnicas empregadas. Pelos resultados obtidos, verifica-se que a técnica de PCR representou uma importante ferramenta de detecção de leptospiras em primatas não-humanos, principalmente considerando-se que não foi necessária a viabilidade do patógeno, permitindo a detecção do agente em amostras autolisadas, congeladas ou amostras mal conservadas, que prejudicaram o isolamento e a inoculação experimental.

Texto completo