VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Perfil de metabólitos dirigido por solvente e sua correlação com as atividades antioxidante e inibitória da lipase em folhas de Murraya paniculata

Septaningsih, D. A.Rafi, M.Heryanto, R.Fauziah, S.Amanda, C. N.Annisa,Aziz, S. A.Kusumastuti, S. A.Nurcholis, W.Kusuma, W. A.

Resumo Murraya paniculata L. é uma planta medicinal tradicionalmente utilizada por suas diversas propriedades farmacológicas. Este estudo investigou os perfis metabólicos e as atividades biológicas de extratos das folhas de M. paniculata obtidos com etanol, etanol a 50% e água como solventes. A identificação dos metabólitos foi realizada por UHPLC-Q-Orbitrap HRMS, revelando 61 compostos, incluindo alcaloides, flavonoides, fenólicos, terpenos e aminoácidos. A atividade antioxidante foi avaliada pelo método do DPPH, com valores de IC50 de 678,84; 391,29; e 839,08 µg/mL para os extratos com etanol, etanol a 50% e água, respectivamente. A atividade inibitória da lipase foi maior no extrato aquoso (59,32%), seguido pelos extratos com etanol a 50% (45,05%) e etanol (36,37%). A análise de correlação de Pearson indicou seis metabólitos com correlação negativa com a atividade antioxidante e doze com correlação positiva com a inibição da lipase. A dupla associação do ácido 4-aminobenzoico com ambas as atividades destaca sua importância farmacológica. Esses resultados demonstram o impacto do tipo de solvente na composição metabólica e na eficácia biológica, fornecendo evidências sobre o potencial bioativo de M. paniculata.

Texto completo