Full Spectrum Cannabis Oil for the treatment of chronic pain and sleep dysfunction in myofascial temporomandibular disorder: a case report
Pinheiro, L. V.Prado, E. L. L.Januzzi, M. S.Issa, C. T. M. I.Albuquerque, K. L. G. D.Schiavon, J. L. O.Nunes, E. G.Castro, R. D.Pucci, F. G.Alves, O. J. A.Turcio, K. H. L.
Resumo A Cannabis medicinal tem sido amplamente estudada, e estudos recentes demonstram resultados promissores para o tratamento da dor crônica e melhora da qualidade de vida. Este trabalho apresenta um relato de caso de uma paciente da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA-UNESP). Paciente do sexo feminino, 28 anos, sem comorbidades, com queixa de DTM crônica muscular e baixa qualidade de sono. O óleo de Cannabis Full Spectrum (proporção de 1:1 de THC para CBD), foi prescrito de maneira individualizada para a paciente por 60 dias, com dose máxima de prescrição de 10 gotas/dia. A avaliação dos níveis álgicos foi feita utilizando a Escala Visual Analógica (EVA) e a avaliação do sono por meio do Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI), aplicados em 3 períodos: baseline; 30º dia e 60º dia. A segurança do óleo foi analisada por meio de exames de sangue prévios e finais ao estudo e o ajuste de dose foi realizado a cada 3 dias, pela equipe médica do estudo. Os resultados mostraram uma eficácia no controle álgico, com redução da dor orofacial relatada pela paciente (score 7 - inicial, score 3 - final). A qualidade de sono da paciente também foi melhorada, com diminuição da classificação no PSQI (qualidade global do sono no nível 6 ao final do estudo), indicando um sono mais reparador. Efeitos secundários foram observados durante todo o tratamento, incluindo sonolência e desconforto gastrointestinal, sendo gerenciados por meio de ajustes na dosagem. Em conclusão, o óleo de cannabis Full Spectrum se mostra promissor como estratégia terapêutica para controlar a dor orofacial e melhorar a qualidade do sono, proporcionando alívio significativo em condições em que outras intervenções são ineficazes ou pouco toleradas. A continuidade de pesquisas nessa área é fundamental para aprofundar a compreensão da ação terapêutica e dos efeitos colaterais da cannabis medicinal em condições similares.
Texto completo