Estimativa de polimorfismos de nucleotídeo único da proteína 1 do grupo de alta mobilidade (HMGB1) entre pacientes infectados pelo vírus da hepatite B de origem paquistanesa
Tabassum, S.Saeed, U.Tahir, R.Khalid, Z.Piracha, Z. Z.Uppal, R.Khan, A. A.Ozsahin, D. U.Waheed, Y.Ngozi, A. J. I.Ashraf, M.
Resumo A HMGB1 é uma proteína nuclear não histônica e membro único das citocinas. Na infecção por hepatite viral, o nível sérico de HMGB1 aumenta, e a proteína se transloca em direção ao citoplasma e aos espaços extracelulares, onde ativa a proliferação de células estreladas hepáticas, induzindo a expressão de proteína fibrogênica e causa carcinoma hepatocelular. Neste estudo, um total de 150 indivíduos foram recrutados para avaliar a associação entre SNPs HMGB1 e e o vírus da hepatite B (HBV). Três tipos de genótipos foram identificados no polimorfismo rs3742305 de HMGB1; GG homozigoto de tipo selvagem com 65%, CC homozigoto de tipo menor com 6% e GC heterozigoto de tipo menor com distribuição de frequência de 26%. Alta prevalência do genótipo GG na população estudada sugere que este genótipo pode apresentar maior risco de suscetibilidade à infecção pelo HBV. Nossos resultados mostraram correlação significativa do polimorfismo HMGB1 com a infecção pelo HBV na população paquistanesa analisada.
Texto completo