VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Efeitos de castanhas liofilizadas de bocaiuva (Acrocomia aculeata) em camundongos alimentados com uma dieta hiperlipídica

Santana, L. F.Rezende, K. S.Fernandes, M. R.Tatara, M. B.Croda, J.Pott, A.Filiú, W. F. O.Cavalheiro, L. F.Nazário, C. E. D.Faria, B. B.Nascimento, V. A.Souza, A. S.Guimarães, R. C. A.Inada, A. C.Ferreira, R. S.Bogo, D.Hiane, P. A.Freitas, K. C.

Resumo As nozes de bocaiúva (Acrocomia aculeata) são uma boa fonte de fibras e ácidos graxos, tornando-se um recurso atraente para a prevenção da obesidade e alterações metabólicas. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo avaliar o efeito das nozes de bocaiúva liofilizadas em camundongos alimentados com dieta hiperlipídica. Para isso, os animais receberam uma dieta hiperlipídica mais nozes de bocaiúva liofilizadas (1%, 2% e 4%) por 12 semanas. O peso corporal, a ingestão alimentar e o perfil glicêmico dos animais foram avaliados durante o período experimental. Coletamos sangue para exames bioquímicos e amostras para análise histológica do fígado, pâncreas e tecido adiposo, e conteúdo lipídico hepático. Os resultados mostraram que seu consumo, independentemente das concentrações de nozes de bocaiúva liofilizadas, não influenciou o ganho de peso e a adiposidade. Para a dieta contendo 1% de castanha, detectou-se um efeito na redução da glicose e triglicérides séricos. HF A1%, A2% e A4% aumentaram os valores de HDL-c quando comparados ao grupo SHAM e CHF.

Texto completo