VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Arquitetura externa e interna dos ninhos de formigas cultivadoras de fungo dos gêneros Cyphomyrmex, Mycetarotes, Mycocepurus, Myrmicocrypta e Trachymyrmex (Hymenoptera: Formicidae)

Moreira, A. ABueno, O. CCamargo, R. SCastellani, M. ALeite, S. AZanuncio, J. CSabattini, J. APaula, R. C. A. LLemos, R. N. SCoelho, B. SOliveira, N. C

O estudo das estruturas dos ninhos de formigas cultivadoras de fungo dos gêneros Cyphomyrmex, Mycetarotes, Mycocepurus, Myrmicocrypta e Trachymyrmex é essencial para compreender seu papel ecológico. As variações estruturais afetam a adaptação dessas formigas e seu impacto na agricultura e nos ecossistemas florestais. As estruturas internas e externas de 49 ninhos de formigas cultivadoras de fungo foram marcadas ao longo de três meses, sendo descritos, respectivamente, quatro, sete, 31, quatro e três ninhos dos gêneros Cyphomyrmex, Mycetarotes, Mycocepurus, Myrmicocrypta e Trachymyrmex (Hymenoptera: Formicidae: Attini). O estudo foi realizado no Campus João Dias da Silveira (Bela Vista) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Rio Claro, estado de São Paulo, Brasil (22°23'73" S e 47°32'53" W). Nos ninhos de Cyphomyrmex, foram observadas quatro câmaras esféricas, com altura, largura, comprimento e profundidade, respectivamente, de 2,8 cm, 2,5 cm, 2,1 cm e de 15 cm a 30 cm. Em um ninho de Mycetarotes sp. e em cada um dos 31 ninhos de Mycocepurus sp. e Myrmicocrypta sp., foi observada uma única câmara esférica a uma profundidade de 10 a 25 cm, com altura, largura, comprimento e profundidade, respectivamente, de 3,6 cm, 4,5 cm, 4,1 cm e de 10 cm a 110 cm; e 5 cm, 5,9 cm, 6,3 cm e de 10 cm a 72 cm. O número de câmaras de fungo variou de uma a quatro por ninho de Trachymyrmex sp., com profundidades entre 15 cm e 205 cm e altura, largura e comprimento, respectivamente, de 3,9 cm, 7,2 cm e 7,9 cm. As variações nas estruturas internas e externas dos ninhos das formigas Attini indicam que essas características devem ser consideradas para compreender a ecologia desses insetos.

Texto completo