VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Anti-hyperglycemic and anti-hyperlipidemic effects of a methanolic extract of Debregeasia salicifolia in Alloxan-induced diabetic albino mice

Khan, B.Ullah, A.Khan, M.A.Amin, A.Iqbal, M.Khan, S.Ateeq, M.Aman, K.Aziz, A.Khattak, M. N. K.Nadeem, T.Munir, N.Khan, S.Ali, Q.

Resumo Diabetes mellitus (DM) é uma síndrome endócrina caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue devido à atividade anulada da insulina. Os tratamentos existentes para o DM têm efeitos colaterais e vários graus de eficácia. Portanto, é fundamental que novas abordagens sejam desenvolvidas para aprimorar o manejo do DM. As plantas terapêuticas foram acreditadas como tendo eficácia comparativamente alta com menos efeitos adversos. O presente estudo visa elucidar o perfil fitoquímico, efeitos anti-hiperlipidêmicos e antidiabéticos do extrato metanólico de D. salicifolia (folhas) em camundongos diabéticos induzidos por aloxana. Alloxan foi injetado por via intraperitoneal (150 mg kg-1, b.w), para induzir diabetes em camundongos. Os camundongos foram divididos em três grupos (n = 10). Grupo 1 (controle normal) recebeu ração normal e água purificada, Grupo II (controle diabético) recebeu ração regular e água limpa, e o grupo III (tratamento diabético) recebeu extrato metanólico da planta (300 mg kg-1) por 28 dias com uma dieta típica e água limpa durante todo o experimento. Amostras de sangue foram coletadas para verificar a glicose sérica e a concentração de LDL, TC, TG. O extrato demonstrou atividade anti-hiperglicêmica significativa (P 0,05), enquanto melhorias no peso corporal e no perfil lipídico dos camundongos foram observadas após o tratamento com o extrato. Este estudo estabelece que o extrato tem alta eficácia com comparativamente menos toxicidade e pode ser usado para o controle do DM.

Texto completo