VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Phytochemical characterization, antioxidant potential and antibacterial activity of the Croton argyrophylloides Muell. Arg. (Euphorbiaceae)

Neri, T. S.Silva, K. W. L.Maior, L. P. S.Oliveira-Silva, S. K.Azevedo, P. V. M.Gomes, D. C. S.Souza, M. A.Pavão, J. M. S. J.Costa, J. G.Cunha, A. L.Ferreira-Júnior, G. C.Matos-Rocha, T. J.Santos, A. F.Fonseca, S. A.

Resumo Croton argyrophylloides Muell. Arg., pertencente à família Euphorbiaceae, conhecida popularmente como marmeleiro prateado e sacatinga, é um vegetal do bioma caatinga comumente encontrado no Nordeste do Brasil. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antioxidante da espécie. O estudo fitoquímico foi realizado por meio de análise qualitativa dos constituintes químicos e determinação quantitativa do teor de fenóis totais pelo teste de Folin-Ciocalteu. Os testes antioxidantes qualitativos e quantitativos foram realizados pelo método do DPPH (2,2 difenil-1- picril-hidrazila) e redução do ferro (FRAP). A concentração inibitória mínima (CIM) foi determinada por microdiluição em placas de 96 poços. O extrato etanólico das folhas de C. argyrophylloides apresentou ação antioxidante no teste DPPH quantitativo com uma significativa bioatividade de 84.70 AAO% em 500 µg/mL, apresentando um CE50 de 236.79. O teor de compostos fenólicos totais, foi de 946,06 mg equivalentes de ácido gálico/g de amostra, e de flavonoides totais de 58,11 mg equivalentes de quercetina/g da amostra, o valor encontrado para FRAP foi de 15294,44 µM Trolox/g da amostra e de ABTS foi 718 M Trolox da amostra. A prospecção dos constituintes químicos das folhas de C. argyrophylloides revelou a presença dos principais compostos que caracterizam a atividade antioxidante e foi possível comprovar pelo método de DPPH que há atividade antioxidante na amostra analisada, além de demonstrar um resultado significativo de teor de compostos fenólicos e teor de flavonoides totais na espécie e o que corrobora com a atividade antioxidante da amostra vegetal. Os extratos das folhas apresentaram halos de inibição de crescimento de 10 e 12mm frente a Staphylococcus aureus ATCC 25923.

Texto completo