VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Morphometric measurements and carcass characteristics of Black Australorp, Naked Neck, and Rhode Island Red crossbreds under alternative production systems

Usman, M.Ishaq, H. M.Mahmud, A.Bughio, E.Azhar, M.Saleem, M. M.Riaz, M. F.Raza, H. A.Hussain, M.Latif, H. R. A.Ahmad, S.

Resumo O presente estudo explicou o efeito de sistemas alternativos de produção sobre o crescimento, características morfométricas e carcaças de quatro genótipos de frango diferentes. A segunda geração de dois genótipos RNN (Rhode Island Red × Naked Neck) e BNN (Black Australorp × Naked Neck) obtida por duas autocruzes (RNN × RNN = RR e B ANN × BNN = BB) e duas cruzes recíprocas (RNN × BNN = RB e BNN × RNN = BR) foi avaliada em três sistemas de produção alternativos (gaiolas convencionais, gaiolas enriquecidas e aviário). Na 6ª semana de idade após o sexo, um total de 600 aves, compostas por 150 de cada raça cruzada com um total de 300 pullets e 300 galos, foi dividido em gaiolas convencionais, gaiolas enriquecidas e sistemas aviários com 200 aves em cada. As aves foram organizadas em 3×4 arranjos fatoriais sob projeto completamente randomizado (3 sistemas de produção × 4 genótipos × 2 sexos × 25 aves = 600 aves). Em relação aos genótipos, os machos RB e BR apresentaram maior rendimento de carcaça (p 0,01), peso da baqueta, peso mamário e peso da coxa do que os genótipos BB e RR. As fêmeas do genótipo BR apresentaram maior (p 0,01) peso mamário, peso da coxa e peso da baqueta. No que diz respeito aos sistemas de produção, maior (p 0,01) peso hepático, peso cardíaco, peso mamário, peso intestinal, peso da baqueta e peso da coxa foram observados nos machos criados em gaiolas enriquecidas em comparação com gaiolas convencionais e sistema aviário. As fêmeas criadas em gaiolas enriquecidas apresentaram maior (p 0,01) peso cardíaco, peso mamário, peso intestinal, peso da baqueta e peso da coxa quando comparadas com as criadas em gaiolas convencionais e aviárias. Conclui-se que as galinhas (ambos os sexos) dos genótipos BR e RB apresentaram melhores medidas morfológicas e traços de carcaça do que os de frangos genótipos RR e BB. Entre os sistemas de produção alternativos, as galinhas criadas em gaiolas enriquecidas tinham características melhores do que as criadas em gaiolas convencionais e aviárias durante a fase de cultivo.

Texto completo