VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Global epidemiology of Equine Influenza viruses; A possible emerging zoonotic threat in future an extensive systematic review with evidence

Khan, A.Mushtaq, M. H.Muhammad, J.Ahmed, B.Khan, E. A.Khan, A.Zakki, S. A.Altaf, E.Haq, I.Saleem, A.Warraich, M. A.Ahmed, N.Rabaan, A. A.

Resumo Existem diferentes opiniões em todo o mundo a respeito da capacidade zoonótica dos vírus da influenza equina H3N8. Neste relatório, tentamos resumir os resultados de diferentes pesquisas e artigos de revisão da literatura científica chinesa, inglesa e mongol relatando as evidências de infecções pelo vírus da influenza equina em seres humanos. Diferentes mecanismos de busca, como CNKI, PubMed, ProQuest, Chongqing Database, Mongol Med e Web of Knowledge geraram 926 artigos, dos quais 32 atenderam aos critérios de inclusão para esta revisão. Analisando os dados epidemiológicos e filogenéticos desses artigos, encontramos uma considerável evidência experimental e observacional de vírus da influenza equina H3N8 infectando seres humanos em diferentes partes do mundo no passado. Artigos publicados recentemente no Paquistão e na China destacaram a ameaça emergente e a capacidade dos vírus da influenza equina para uma epidemia em seres humanos no futuro. Neste artigo de revisão, resumimos os relatórios científicos relevantes publicados sobre a epidemiologia dos vírus da influenza equina e seu aspecto zoonótico. Além disso, vários desenvolvimentos recentes no início do século 21, incluindo a transmissão e estabelecimento de vírus da influenza equina em diferentes espécies animais, ou seja, camelos e cães, e presumida encefalopatia associada aos vírus da influenza em cavalos, documentaram a natureza imprevisível dos vírus da influenza equina. Em suma, vários relatórios destacaram a natureza imprevisível de H3N8 EIVs destacando a necessidade de vigilância contínua para H3N8 em equinos e humanos em contato com eles para novas mutações ameaçadoras.

Texto completo