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Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Environmental characteristics, nutritional and executive functions in children of 6 to 7 years

Silva, S. R. G.Azevedo, P. V. M.Santos Júnior, C. J. dosCosta, J. G. daPavão, J. M. S. J.Santos, A. F. dosFerreira-Júnior, G. C.Souza, M. A.Cavalcanti, M. G. dos S.Pereira, M. E. O.Souza, E. C.Costa, G. A.Marinho, C. R. M.Ilha, A. O. G.Pinto, R. S.Matos-Rocha, T. J.

Resumo Este estudo teve como objetivo analisar as características socioambientais, funções executivas e nutricionais de crianças de 6 a 7 anos, de escolas públicas de Alagoas, Brasil. Foi realizado um estudo quantitativo, transversal e descritivo envolvendo 64 crianças, na referida faixa etária, de escolas públicas localizadas em Alagoas: Maceió, no litoral; Major Isidoro, no sertão e Palmeira dos Índios, no país. Tais análises foram feitas por meio da aplicação de testes neuropsicológicos e avaliação antropométrica com crianças e inquéritos alimentares e socioambientais com seus pais. Quanto ao tipo de habitação, 100% eram de alvenaria, com banheiro presente em 98,4%. Todas as crianças relataram o hábito de tomar banho no rio / lagoa, apresentavam alguma patologia. Não houve diferença significativa entre os municípios quanto às características sociodemográficas avaliadas, ocorrendo o mesmo resultado com os fatores associados à ocorrência de doenças em crianças. Os subtestes do WISC-IV, ficaram abaixo da média em todos os municípios, e o TAC e SCC foram classificados dentro da média. Porém, mesmo que a classificação tenha sido dividida entre abaixo da média e média, é possível identificar a partir dos subtestes do WISC-IV, que o QI geral apresentou um nível cognitivo abaixo da média. Também não houve diferença significativa na avaliação antropométrica (peso, altura, IMC e AIDPI) entre os alunos avaliados. O peso médio foi de 23,3 kg a 25 kg, a altura entre 1,23 ma 1,24 m, o IMC entre 16,4 a 17; A AIDPI de 2.8 a 3.0. As crianças foram classificadas dentro da média. Em relação aos micronutrientes (Ca, Fe, K, Mg e Na e vitaminas A, C, D, B1, B9 e B12) e calorias, também não houve diferença significativa entre os municípios avaliados. O mesmo ocorreu com os macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios). Este estudo mostrou que de maneira geral não houve diferença entre os alunos dos três municípios. Provavelmente, mesmo sendo todas escolas públicas e de diferentes cidades, as crianças têm condições sociais semelhantes.

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