VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Comparative analysis of various sources of selenium on the growth performance and antioxidant status in broilers under heat stress

Gul, F.Ahmad, B.Afzal, S.Ullah, A.Khan, S.Aman, K.Khan, M. T.Hadi, F.Kiran, K.Zahra, M.Maqbool, T.Mohsin, U.Nadeem, T.Javed, M. A.Ali, Q.Ahmad, L.

Resumo A suplementação de probióticos enriquecidos com selênio é eficaz na redução do estresse oxidativo e na manutenção da estabilidade da qualidade da carne em frangos de corte, especialmente sob estresse por calor. Um estudo experimental foi conduzido para realizar uma análise comparativa da levedura selênio com o Se inorgânico em frangos de corte sob estresse térmico. Um total de 120 pintos de um dia foi dividido em 4 grupos, cada um consistindo de 30 pintos alimentados com a mesma dieta basal, mas com diferentes fontes de selênio. A dieta basal do grupo D1 não foi suplementada com fonte de Se (controle negativo), a dieta basal do grupo D2 foi suplementada com selênio inorgânico (selenito de sódio 0,22 mg / kg fase inicial e 0,15 mg / kg fase finalizadora), a dieta basal do grupo D3 foi suplementada com selênio orgânico disponível comercialmente (fase inicial de seleno-metionina 0,22 mg / kg e fase finalizadora de 0,15 mg / kg) e a dieta basal do grupo D4 foi suplementada com selênio orgânico autodesenvolvido (fermento enriquecido com Se 0,22 mg / kg fase inicial e 0,15 mg / kg fase finalizadora). Os parâmetros de desempenho, ou seja, consumo de ração (FI), peso corporal vivo (PC) e FCR não foram significativamente (p > 0,05) afetados pela suplementação de selênio na fase inicial, mas foram significativamente (p 0,05) afetados na fase final. A suplementação de selênio afetou significativamente (p 0,05) o nível de Se sérico em diferentes grupos suplementados. O maior valor de Se sérico (58,20 ± 0,06) foi registrado no grupo D4. Da mesma forma, valor de selênio significativamente menor foi registrado para D4 e maior foi registrado para D1 (11,36 ± 0,08). No entanto, um valor mais baixo de Paraoxonase (PON) sérica foi registrado para D4 (13,24 ± 0,01) e mais alto para D1 (13,33 ± 0,03). A levedura enriquecida com Se comparativamente autodesenvolvida aumentou o acúmulo de Se e melhorou o sistema antioxidante. A glutationa peroxidase (GPx) foi encontrada maior em D4 (12,333 ± 0,03) seguido por D3, D2 e D1 respectivamente. Enquanto a superóxido dismutase (SOD) foi significativamente menor (p 0,05) em D4 (0,1437 ± 0,003) seguido por D3 (0,1457 ± 0,002). A suplementação de selênio aumentou a taxa de sobrevivência da ave. Aves alimentadas com levedura enriquecida com Se apresentaram maior deposição de Se e melhor capacidade antioxidante em comparação com outras fontes de selênio. A levedura enriquecida com Se apresentou um resultado melhorado na deposição de Se nos tecidos, capacidade oxidativa, maciez da carne e nível de resposta imune em comparação com outras fontes de selênio.

Texto completo