VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1-7

Pequenos mamíferos na dieta da coruja-suindara (Tyto furcata) em uma região urbana do estado do Rio de Janeiro, Brasil, com um novo registro da catita do gênero Cryptonanus

Almeida, A. J.Ribeiro, R. R.Maia-Júnior, J. A.Silva, V. C.Borges, I. C. V.Gonçalves, P. R.Rangel, K. S.Dias, H. V. R.Godinho, A. B. F. R.

Vários estudos enfatizam o uso de pelotas de coruja em inventários de pequenos mamíferos em áreas naturais com elevada riqueza de espécies raras, mas poucas localidades da Mata Atlântica brasileira têm sido inventariadas por esse método. O presente estudo documenta a composição de espécies e abundância de pequenos mamíferos na dieta de Tyto furcata em uma área urbana do município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil, discutindo a relevância de um novo registro de um raro marsupial do gênero Cryptonanus na Mata Atlântica. Foram analisadas 265 pelotas regurgitadas por um casal de T. furcata entre novembro de 2016 e setembro de 2017, encontradas abaixo de uma caixa de nidificação. A análise das amostras permitiu encontrar o total de 596 indivíduos de quatro espécies pequenas de mamíferos. O roedor exótico Mus musculus foi predominante entre os itens alimentares (98,3%), enquanto os roedores nativos Necromys lasiurus (1,3%) e Holochilus brasiliensis (0,17%) foram bem mais raros. Um único espécime de Cryptonanus sp. foi identificado entre os itens com base em caracteres dentários. A identificação desse gênero no presente estudo representa o segundo registro no estado do Rio de Janeiro e o sexto no bioma Mata Atlântica, sugerindo que este marsupial ocupa uma ampla faixa ecológica e biogeográfica. O presente estudo destaca a relevância dos pellets de coruja para pesquisas com pequenos mamíferos, mesmo em áreas urbanas e altamente perturbadas.(AU)

Texto completo