VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1-8

Exposição perinatal a uma dieta hiperlipídica altera a expressão gênica de proopiomelanocortina, neuropepitídeo Y e receptores dopaminérgicos e a preferência alimentar em ratos adultos descendentes

Santos. L. S.Matos, R. J. B.Cordeiro, G. S.Perez, G. S.Santo, D. A. E.Silva, R. T.Gonçalves, M. S.Boaventura, G. T.Deiró, T. C. B. J.Barreto-Medeiros, J. M.

A exposição à dieta hiperlipídica pode alterar o controle da ingestão de alimentos, promovendo hiperfagia e obesidade. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos dessa dieta sobre a expressão gênica dos receptores de dopamina (drd1 e drd2), da proopiomelanocortina (pomc) e neuropeptídeo Y (npy), e preferência alimentar em ratos adultos. Ratas Wistar foram alimentadas com uma dieta hiperlipídica ou controle durante a gestação e lactação. Os descendentes foram alocados em grupos: Lactação – Controle (C) e Hiperlipídica (H). Pós-desmame – Controle Controle (CC), descendentes das genitoras do grupo controle e alimentados com dieta controle após o desmame; Controle Hiperlipídica (CH), descendentes das genitoras do grupo controle e alimentados com dieta hiperlipídica após o desmame; Hiperlipídica Controle (HC), descendentes das genitoras do grupo hiperlipídica e alimentados com dieta controle após o desmame; Hiperlipídica Hiperlipídica (HH), descendentes das genitoras do grupo hiperlipídica e alimentados com dieta hiperlipídica após o desmame. Os grupos CH e HH apresentaram maior expressão de drd1 em comparação ao CC. O drd2 de CH e HC apresentou maior expressão gênica que o CC. HH apresentou maior expressão de pomc em comparação com os outros grupos. O HC também apresentou maior expressão de pomc em comparação ao CH. O npy do HH apresentou maior expressão em relação ao CH e HC. HH e HC tiveram uma preferência maior por uma dieta rica em gordura no 102º dia de vida. A dieta hiperlipídica alterou a expressão gênica dos drd1, drd2, pomc e npy e influenciou na preferência alimentar pela dieta hiperlipídica.(AU)

Texto completo