VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1-11

Estudo etnobotânico e etnofarmacológico de plantas medicinais utilizadas por uma comunidade tradicional do nordeste brasileiro

Magalhães, P. K. A.Araujo, E. N.Santos, A. M.Vanderlei, M. B.Souza, C. C. L.Correia, M. S.Fonseca, S. A.Pavão, J. M. J. S.Souza, M. A.Costa, J. G.Santos, A. F.Matos-Rocha, T. J.

Esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento das características socioambientais e estudo etnobotânico de plantas medicinais utilizadas por uma comunidade tradicional do nordeste brasileiro, Alagoas, Brasil. O estudo se deu por meio de visitas com aplicação de um questionário contendo perguntas relacionadas aos fatores socio-econômicos e sobre a diversidade das plantas utilizadas como medicinais. O trabalho foi realizado no período de março/2019 a fevereiro/2020, onde foram entrevistadas famílias e catalogadas amostras de plantas para identificação botânica. A população estudada, com 24 entrevistados, foi composta por moradores da comunidade Quilombola Pau D’arco da cidade de Arapiraca - Alagoas. Dos moradores entrevistados, 15 (62,5%) apresentavam idade entre 56 e 80 anos, 11 dos entrevistados cerca de 46%, são naturais da comunidade e 13 (54%) possuíam ensino fundamental incompleto. Ao todo, foram citadas 30 espécies de plantas utilizadas para fins terapêuticos, das quais apresentam maior utilização as plantas contra a hipertensão arterial (Salviaros marinus Schleid), diabetes Mellitos (Croton heliotropiifolius Kunth), dor e inflamação (Alternanthera tenella Colla). As espécies citadas estão relacionadas a inúmeras utilizações medicinais, entre os quais predominaram as doenças associadas ao aparelho cardiovascular e processos inflamatórios. O chá é principal forma de preparo das plantas. Percebe-se que as plantas medicinais são amplamente utilizadas por essa comunidade quilombola e o cultivo no quintal é considerado uma tradição.(AU)

Texto completo