VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Cutaneous leishmaniasisAwareness, knowledge and practices among general population in rural and urban areas in Malakand region, Pakistan

Khan, W.Khan, I.Ullah, H.Zain, S. N. M.Panhwar, W. A.Mehmood, S. A.Ahmed, S.Siyal, G. B.Ahmad, M.S.Shah, M.Rafique, T.Ali, N.Salim, M.Hussain, A.

Resumo A região de Malakand é uma área endêmica para leishmaniose cutânea (CL). No entanto, há um número limitado de estudos sobre esta doença no Paquistão. Portanto, foi realizado um estudo para entender o nível de atitude e prática de conscientização entre os residentes de Makaland em relação aos CL e os vetores da doença. Este estudo adotou uma abordagem transversal com um total de 400 entrevistados (n = 93 rural e n = 307 urbano). No geral, a população da região de Malakand (61,2%) estava bem informada sobre o papel da mosca na transmissão de doenças, mas a maioria não possui conhecimento sobre o comportamento do vetor e quase um quarto (24,5%) foi incapaz de fornecer conhecimento sobre medidas de controle adequadas . De maneira alarmante, a prática e as atitudes da população em geral não foram satisfatórias, pois cerca da metade (49,8%) da população adotou algum método de controle. Este estudo apela ao aumento da conscientização por meio de campanhas de educação em saúde para reduzir o risco de surtos de leishmaniose cutânea no futuro.

Texto completo