VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1-6

Agentes causadores de infecções genitais em exames citológicos de rotina: frequência e características dos esfregaços de papanicolaou

Carvalho, F. S.Porto, N. K. A.Azevedo, P. V. M.Magalhães, P. K. A.Araújo, E. N. deCorreia, M. S.Silva, K. M.Pavão, J. M. S. J.Ferreira, J. R. da S.Maior, L. P. SCavalcanti, M. G. S.Ferreira-Júnior, G. C.Matos-Rocha, T. J.

Infecções do trato urinário são responsáveis pela maior parte das infecções humanas, sendo causadas por bactérias, fungos, protozoários, e por microrganismos associados. O objetivo deste trabalho foi determinar a frequência de agentes causadores de infecções vaginais nos exames citológicos de rotina, bem como avaliar as características dos esfregaços positivos. Foi realizada uma pesquisa do tipo documental retrospectiva de aspecto descritivo, com abordagem quantitativa, em um Laboratório de Patologia Clínica de Maceió-AL. Nesse sentido, os resultados dos exames colpocitológicos para Trichomonas vaginalis, Gardnerella vaginalis, Candida spp e HPV foram organizados em um banco de dados, contendo os resultados para estes agentes, bem como a coinfecção bacteriana, protozoária, fúngica e viral. A amostra foi composta por 18.645 mulheres que realizaram exame colpocitológico, no período de 2013 a 2017. Destes exames analisados 27,4% em 2013, 10,9% em 2014, 10,6% em 2015, 15,2% em 2016 e 13,67% em 2017, estavam dentro do limite da normalidade, porém mais que a metade desses exames analisados apresentou algumas infecções causadas por agentes inespecíficos ou microbiológicos. Do total de laudos analisados, 4.073 (21,84%), apresentaram inflamações causadas por algum tipo de agente infeccioso, com a seguinte ordem de frequência: G. vaginalis, e T. vaginalis. Além disto, foi possível confirmar a elevada frequência de coinfecção entre G. vaginalis e Candida spp. Os índices de infecções genitais nesse trabalho mostram que há um problema de saúde pública que deve ser controlado, apontando uma necessidade maior de acompanhamento, orientações e de ações para uma maior conscientização para prevenir esses problemas.(AU)

Texto completo