VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Germination of Crotalaria and Lupinus (Fabaceae) seeds submitted to different pre-germination treatments and their effect on enzymatic activity during early germination

Garduza-Acosta, B.Lagunes-Espinoza, L. C.Bautista-Muñoz, C. C.García-de-los-Santos, G.Zaldívar-Cruz, J. M.Hernández-Flores, A.

Resumo A maioria das sementes de leguminosas nativas e selvagens têm um tegumento rígido e impermeável, o que causa dormência física e impede a germinação, mesmo se as condições ambientais forem favoráveis. O estudo avaliou o efeito de tratamentos de escarificação sobre a germinação e a atividade enzimática de sementes de Crotalaria longirostrata (Cl) e Lupinus exaltatus (Le). Após os tratamentos de escarificação, a percentagem (PG) e a velocidade de germinação (VG) foram avaliadas durante 30 dias após a semeadura (DAS); absorção de água (AA) e atividade enzimática específica (AEE) na fase inicial da germinação (0, 6, 18, 36, 72 e 120 h) em uma câmara de crescimento a 25 °C e fotoperíodo de 12 h. A escarificação com 98% de H2SO4, durante 15 min aumentou PG e VG nas duas espécies. Aos 30 DDS, PG e VG de sementes de Le foram de 34% e 0,97 sementes dia -1, respectivamente. Em sementes de Cl, PG foi de 64% e VG 0,90 sementes dias-1. A escarificação com H2O a 80 °C 1 min também promoveu a germinação em Cl (52%). A 120 h após a semeadura, as sementes de Cl e Le já tinha atingido uma alta PG com escarificação ácida (31% e 48%, respectivamente). Nas sementes das duas espécies, os tratamentos de escarificação afetaram a AEE e a AA nafase inicial da germinação. Durante este período, os tratamentos de escarificação que aumentaram PG, também mostraram a atividade mais elevada de -D-galactosidase. A atividade enzimática máxima foi observada 72 h após o tratamento com água quente em Cl (82,6 U/mg de proteína total), seguido por escarificação ácida (54,5 U/mg de proteína total). Em Le, o pico de atividade foi de 36 h após a aplicação do tratamento ácido (9,5 U/mg de proteína total). Em contraste, não foi observado nenhuma relação entre a actividade -glicosidase e PG. Em conclusão, durante a germinação precoce das duas espécies, o aumento da GP é acompanhado por um aumento da atividade da -D-galactosidase entre 36 e 72 h após a semeadura; e em sementes de Cl, um tratamento de escarificação alternativo para aumentar GP pode ser o uso de água quente.

Texto completo