VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Changes on physiological parameters of tambaqui (Colossoma macropomum) fed with diets supplemented with Amazonian fruit Camu camu (Myrciaria dubia)

Aride, P. H. R.Oliveira, A. M.Batista, R. B.Ferreira, M. S.Pantoja-Lima, J.Ladislau, D. S.Castro, P. D. S.Oliveira, A. T.

Resumo As respostas fisiológicas de juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum) alimentados com ração comercial suplementada com diferentes concentrações de camu camu (Myrciaria dubia) foram avaliados. As amostras analisadas foram inteiramente casualizadas, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial com três proporções de camu camu (15%, 30% e 45%) e um tratamento controle (ração comercial 100%), com quatro repetições por tratamento. Um total de 96 amostras de tambaqui foram utilizadas, com um peso médio inicial de 11,69 ± 2,68 g e um comprimento médio de 7,06 ± 0,44 cm. Após 30 dias, foram avaliados os parâmetros hematológicos, variáveis metabólicas, crescimento e desempenho natatório de peixes. As diferentes proporções de camu camu na dieta não causou alterações significativas nos parâmetros hematológicos dos tambaquis durante o período de alimentação, com exceção de hemoglobina (Hb) e concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM), após o 30º dia, e hematócrito (Ht), após o teste de natação de estresse, que aumentou de forma significativa (p 0,05). Os aumentos significativos nas variáveis metabólicas, como o cortisol, glicose, proteínas e triglicerídeos, e nas variáveis hematológicas após o teste Ucrit reflete, respectivamente, adaptações bioquímicas para a manutenção do processo de mobilização de energia e uma necessidade de regulamentação na demanda de oxigênio nos tecidos durante o exercício intenso. Os peixes alimentados com 15% e 30% de camu camu obtiveram mais peso e melhor desempenho natatório, respectivamente. Os resultados para as concentrações camu camu superiores a 30% indicam uma saturação das suas propriedades intrínsecas na dieta, a este nível e uma perda de nutrientes a partir da ração comercial substituído pelo fruto, reduzindo o desempenho produtivo e assimilação nutricional.

Texto completo