VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Effects of changes in micro-weather conditions on structural features, total protein and carbohydrate content in leaves of the Atlantic rain forest tree golden trumpet (Tabebuia chrysotricha)

Moura, B. B.Almeida, P. H.Balliana, A. G.Cobos, J. Y. G.Erbano, M.do Prado, K. A.Vudala, S. M.Wosch, L.Pereira-Netto, A. B.

Resumo Ipê amarelo é uma árvore nativa da floresta Atlântica brasileira, encontrada em uma ampla distribuição latitudinal. Neste estudo, nós investigamos os efeitos potenciais de alterações de curto prazo nas condições micro-climáticas sobre características estruturais, proteína e carboidratos histoquimicamente marcados, de folhas de ipê amarelo, usando estratégias de análise estrutural e histoquímicas. As folhas foram marcadas em quatro condições microclimáticas distintas: 1. Tarde, após um dia quente e ensolarado; 2. Amanhecer, após um dia quente e ensolarado; 3. Ao meio-dia, de um dia quente e ensolarado; e 4. Ao meio-dia, de um dia frio e nublado. Folíolos expostos à baixa irradiância luminosa apresentaram cloroplastos achatados, uniformemente distribuídos no interior das células, por todo o parênquima paliçádico, enquanto que folíolos expostos à alta irradiância apresentaram cloroplastos achatados e arredondados, nas células superiores e inferiores do parênquima paliçádico, respectivamente. A marcação mais intensa para proteína foi observada para folhas coletadas no momento mais frio de coleta, enquanto que a marcação mais fraca foi observada para folhas coletadas após um dia quente e ensolarado. Os grãos de amido maiores e mais numerosos foram observados em folhas coletadas durante a tarde de dia quente e ensolarado, enquanto que os menores e menos numerosos grãos de amido foram observados em folhas coletadas ao amanhecer.

Texto completo